Páginas

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Introdução Alimentar - parte 1

Vou tentar passar aqui um pouco de como foi comigo, mas desde já afirmo que é importante ter o acompanhamento do seu pediatra e consulta-lo sobre a melhor forma para você e seu bebê.

É indicado oferecer apenas leite materno até os 6 meses do bebê! No meu caso foi assim e lutei muito para conseguir como já expliquei nesse post aqui  .
Quando o Bernardo completou 6 meses ofereci água e começamos com suco de laranja lima 1 x ao dia. Era 1 laranja coada pura, sem água!

Depois de 4 dias dando suco, introduzi a frutinha, no meu caso dei banana bem madurinha e ele amou, comeu tudo! Então passamos a tomar o suco de manhã e a frutinha a tarde.
Eu achei importante introduzir as coisas já nos horários que eu iria manter quando a alimentação dele fosse completa, ou seja já com almoço e janta!
A principio as frutas liberadas eram: banana, mamão, pera e maçã!
Bernardo então passou a ter as fezes ressecadas ou seja eu acabei retirando a banana e a maçã da minha lista inicial, eu dava 98 % de pera e mamão e de vez em quando banana, a maçã ele não curtiu muito, mas o restou comia inteirinho e chorava no final e o inteirinho que eu digo é: 1 mamão papaya INTEIRO tipo as 2 partes!!!


Fazer ele beber água é até hoje difícil, ele não gostou da água normal só queria beber a de coco e como temos o problema do ressecamento eu dava a de coco mesmo, mas com o tempo fui fazendo a transição e botava misturado com água normal, hj em dia ainda bebe misturado, mas com menos água de coco e mais água normal, espero conseguir tirar isso, pq tem que ser da fruta e nem está fácil de achar!

PS: A água de coco de caixinha a pediatra indicou não oferecer!


Primeira águinha foi bem rsrs depois =(



Suco de laranja ele ama desde sempre! Aprendeu a segurar a mamadeira sozinho logo depois que começou a beber frequentemente!

 
Primeira frutinha e nem fez cara feia =)

Para ajudar no ressecamento das fezes eu passei a dar água de ameixa misturada no suco de laranja ou/e  fervo a ameixa seca com água até ela ficar bem molinha e misturo na fruta!

No próximo post vou trazer algumas ideias para papas de frutas e sucos diversificados para servir de exemplo e ajudar na rotina dos pequenos e de nós mamães.

Aproveita e divide comigo aqui pelos comentários como foi ai, ou aproveite para deixar dúvidas, vou me esforçar para responder e ajudar no que for possível!